Desmontando Luzes de Natal

Este deve ser o último video log do ano, tenho mais um gravado da Projete deste ano que ainda não editei e não sei se vai dar tempo.


Errata:
Numa destas sincronicidades o assunto das luzes de natal acabou sendo discutido hoje na PicListBr e foi lá que notei um erro no vídeo (que já estava gravado desde a semana passada e só terminei de editar e renderizar ontem). Aos 06:57 eu falo que se queimar uma lâmpada a rede série para de acender, mas isso depende do tipo da lâmpada. Algumas realmente abrem a malha e outras tem um mecanismo para entrar em curto caso o filamento queime (o pisca do vídeo usa estas últimas).

Errata 2:
O Luciano comentou sobre um erro no esquema do pisca de LEDs. Dei uma conferida no esquema e na placa e vi que faltou uma conexão no negativo da ponte de diodos e o CI YD803. Segue em vermelho a correção:
Esquema Pisca LED
E agora o mesmo esquema feito no PC:
Esquema Pisca LED
E uma foto da placa:
Placa pisca pisca

8 comentários:

  1. O esquema do pisca-led parece ter um erro, note que o negativo da ponte retificadora fica ligado ao negativo do eletrolítico e passa pela chave, com ela aberta, o negativo fica sem conexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... Parece ser um erro mesmo. Tenho que reconferir, mas o pisca tá na árvore. Quando desmontar a árvore vou conferir isso, obrigado por avisar.

      Excluir
    2. Luciano, corrigi o esquema no post, faltava uma conexão do negativo da ponte e um dos pinos do CI.

      Excluir
  2. Pakequis,
    Gostaria de apresentar o meu desejo de Feliz Natal com Jesus e um Ano Novo melhor que esse que já esta acabando, para você e sua família.
    Henrique

    ResponderExcluir
  3. Oi eu tenho um pisca igual a esse seu do video eu gostaria de saber como faco para ele parar de piscar? Pois não intendi muito bem o esquema da placa. Gostaria quele fica se ligado sem piscar.

    ResponderExcluir
  4. alguien tiene el datasheet del CI yd803?

    ResponderExcluir
  5. Si alguien puede encontrar porfavor el reemplazo CI.UTC8156,HJ94015,UTC1668,HJ94030 gracias por la ayuda

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde amigos, saberiam dizer se nesse circuito que o padrão de sequencia, poderiamos selecionar apenas um, independente de ligar ou desl ?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!