Som do PC: Mais Fonte Chaveada de Alta Tensão


Opa, parece que encontrei o culpado do liga-desliga da fonte: O transformador!

Hoje pensei melhor sobre o problema e depois de ler o datasheet do TOP247YN descobri que ele tem proteção contra curto circuito e loop aberto. Nestes dois casos o CI monitora a largura de pulso e desliga caso este ultrapasse um limite. O valor máximo da largura de pulso é de 78% (valor tipico). Como estou fazendo os testes com entrada em 127Vac de entrada e a fonte foi projetada (no software) para funcionar até 230Vac ela está no pior caso onde a largura de pulso é maior. Assim, caso ela estivesse perto do limite da largura de pulso o CI iria desligar as saídas (não desliga completamente, ele joga para 4% de largura de pulso).

Para testar esta hipótese (o CI estar no limite da largura de pulso máxima), fiz alguns testes e obtive as seguintes medidas, tomadas no secundário de baixa tensão, antes do diodo retificador.

1. Saída de 6,3V com carga de 3R e saída de alta tensão com um resistor bleeder de 180k (só pra descarregar os capacitores de alta tensão ao desligar a fonte):


Largura de pulso na saída

Bom, o problema é esse mesmo: O duty cycle (largura de pulso) está em 76%, quase no limite dado no manual.

2. Agora com carga máxima de 1,5R (4,2A):

Largura de pulso na saída

A coisa piorou, mas a fonte ainda funciona. Largura de pulso em 79%, acima do máximo do manual, mas ela sempre parte. A tensão de saída cai para 6V.

3. Saída de 6,3V com 3R e saída de alta tensão com 10k:

Largura de pulso na saída

Neste caso a fonte demora um pouco a partir. Acho que por causa dos "resistores de fio" feitos de resistência de chuveiro que aumentam de valor ao esquentar. Mesmo assim a largura de pulso já passou do ponto critico, chegando a 84%.

O remédio para isso é um só: enrolar outro transformador com mais espiras no secundário de baixa tensão (6,3V), onde o loop é fechado. Com mais espiras a tensão será maior fazendo com que o CI tenha que reduzir a largura de pulso para compensar. Acho que o melhor ponto da largura de pulso seria em torno de uns 60% com carga máxima nas duas saídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!