Construindo uma antena interna para TV (Versão 2)

Depois de montar uma antena interna para uma das TVs aqui de casa fui cobrado para construir mais uma para outra TV. Esta TV estava parada já há algum tempo por não pegar quase nenhum sinal. A antena usada neste caso era uma telescópica com um lado quebrado ligada via uma fita de 300 Ohms e um balum para 75 Ohms. Ela ficava jogada num canto atrás da TV.

Resolvi montar outra dipolo de meia-onda mesmo, por ser mais simples e por uma questão prática: Como os elementos são fixos o usuário não tem muito o que mexer na antena, ela fica paradinha sem risco de romper os cabos ou quebrar os elementos. O material para a montagem era a própria antena telescópica da TV e um cabo de 75 Ohms destes que vinham com video cassete:

Antena interna e cabo coaxial

Retirei todos os tubos da antena (só puxar forte que eles saem fora):
Elementos da antena

Para o cálculo do tamanho dos elementos levei em conta que esta TV será usada mais para assistir aos canais 16 (EPTV Sul de Minas/Globo) e o 14 (TV Alterosa/SBT). Assim uma antena para o canal 15, no centro dos dois canais, seria o ideal. Consultanto a tabela de frequências de canais, o canal 15 tem a frequência central em 479MHz. O que dá um comprimento de onda de 62cm e o dipolo terá então um comprimento total de 31cm ou 15,5cm por elemento.

Com o comprimento calculado, peguei os tubos da antena e cortei no tamanho adequado:
Elementos cortados

O suporte de plástico original da antena também foi aproveitado. No original a fita de 300 Ohms é ligada diretamento aos elementos, causando descasamento e perdas (o dipolo tem resistência de 73 Ohms). Aqui da pra ver a fita original:
Suporte da antena

Colocando o cabo de 75 Ohms o casamento fica um pouco melhor, mas foi preciso cortar um pedaço do suporte para que este cabo entrasse:
Suporte da antena cortado

Por fim soldei o cabo no suporte e aparafusei os elementos:
Antena montada

Com o medidor de nível de sinal procurei o melhor ponto para a antena, nos canais 14 e 16, eliminando o tipico "mexe na antena e vê se a imagem tá boa". Com o melhor nível medido, fixei a antena no lugar (na lateral de um guarda roupas) e liguei na TV pra comprovar o funcionamento. Funcionou como esperado.

3 comentários:

  1. Deixa te perguntar uma coisa... não seria mais prático uma única antena externa e divisores? Sempre achei antena de tv interna uma gambiarra muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pra fazer isso eu teria que conseguir uma escada, avisar o sindico, subir 4 andares com a escada nas costas (aqui não tem elevedor), subir no telhado do prédio, instalar uma antena externa, furar a parede pra passar o cabo da antena até o quarto onde fica a TV e ligar o cabo na TV. E como eu devo me mudar daqui a um ou dois anos, acho que não é prático não... Fico com a antena interna mesmo.

      Excluir
  2. Ao anônimo, amigo, parece que o Pakequis só tem interesse em receber dois canais de televisão, e aparentemente o sinal deles é forte, não justificando o uso de uma antena externa.
    Cordiais saudações,
    Henrique.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!