quarta-feira, 24 de abril de 2013

Celulares são os novos ferros de passar roupa (ou "os três defeitos mais comuns em telefones celulares")

Ferro de Passar VFA

O título pode parecer estranho, mas deixa que eu explico: Quando comecei o curso técnico há mais de 20 imediatamente minha mãe, tias, vizinhas (e etc) passaram a pedir que eu consertasse seus ferros de passar roupa ("você tá estudando pra isso"). E o curioso era que só aparecia um modelo: O maldito ferro da Black & Decker modelo VFA (foto acima). Só quem desmontou um destes sabe a desgraça que é remontar aquele seletor de temperatura. Este modelo já deve ter mais de 40 anos de mercado e continua igual, o que parou mesmo foi o pessoal me pedindo pra consertar. Nem que me paguem (e nunca pagaram) eu coloco a mão num destes de novo...

E com o avanço da tecnologia, quem tomou o lugar dos ferros foram os celulares. É sempre a mesma conversinha: "Dá uma olhada e vê se tem conserto". Antigamente (199X) consertar celulares dava um bom lucro, hoje só dá trabalho. Catando aqui contei estes seis exemplares que vieram e ficaram:

Telefones Celulares com Defeito

E todos eles vieram da mesma pessoa (leitores antigos do blog já sabem quem era a dona dos aparelhos). Cinco deles tem um dos três defeitos mais comuns em celulares que normalmente é descrito pelos donos da seguinte forma (e começando o Top 3):

3. "Meu celular não está carregando a bateria"
Normalmente é mesmo a bateria que foi pro saco, mas o dono nunca acredita. É comum a resposta: "Mas a bateria custa R$XX,XX, muito caro! Não tem outro jeito?". E lá vou eu mostrar que o carregador está bom e o conector de carga também funciona. Nunca peguei um carregador com problema e apenas uma vez era o conector.

2. "Meu celular caiu e quebrou a tela"
Com a variação da tela que não "acende". Meus irmãos (tenho sete) são mestres na arte de quebrar tela e  cabos flat de LCD. Abaixo dois consertos que eu fiz em celulares do meu irmão mais velho. A primeira foto é de um Motorola onde o problema era no Flat do LCD. A Segunda é do N95 dele, que caiu e quebrou o LCD. Um tempo depois tive que trocar a caraça plástica do mesmo N95 pelo mesmo motivo.

Telefone Celular Conserto

Telefone Nokia Tela Trocada

Os LCD´s e cabos flat eu costumo comprar no Mercado Livre, pois o povo tem pressa e não fica sem celular. Se o dono não está desesperado o melhor é comprar no Ebay.

E pra fechar a lista o mais clássico de todos:

1. "Meu celular molhou e parou de funcionar"
E o "molhou" quase sempre vem acompanhado de uma história engraçada como a extraordinária, mas muito comum, variação: "Meu celular caiu na privada". Incrível o número de pessoas que já passou por isso. Só de  cabeça agora contei uns cinco casos.

Celular molhado eu nem pego pra ver. Falo pra pessoa tirar a bateria, desmontar até onde der e deixar secar por alguns dias. Depois remonta e vê se funciona, se não funcionou sinto muito. Semana passada mesmo meu sobrinho veio reclamar que havia derrubado o telefone no copo com Coca-Cola. E ficou sem o telefone...

6 comentários:

  1. Alias, como anda sua (ex-???)amiga, a gorda? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está do mesmo jeito Tabajara... Não tem ela no Facebook?

      Excluir
  2. Já tive os 4 últimos celulares e ainda tenho alguns quebrados na gaveta, amigo aproveitando o ensejo, tô procurando duas telas de lcd do motorola kp106b sabe como encontrar? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih... Neste modelo (KP106B) sai mais barato comprar um celular novo...

      Excluir
  3. Pode parecer antiquado mas não troco celulares no formato "barra" por nada! Não tem o problema do rompimento do cabo flat pelo abre-e-fecha das partes, tanto é que atualmente tenho um LG T375 e estou satisfeito com o "bichinho". Fico pensando no infeliz proprietário com crise de ansiedade abrindo e fechando um celular de flip ou slider... Pobre cabo flat!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...