domingo, 14 de outubro de 2012

Freedom Board da Freescale: Primeiro Contato

2 comentários
Pois é pessoal chegou a minha Freedom Board FRDM-KL25Z (na verdade chegaram três, mas isso é outra história) que foi lançada no final de Setembro passado e resolvi escrever um pouquinho sobre ela, haja vista a falta de informações na rede. Aparentemente é uma tentativa da Freescale de competir com o Arduino, algo que a Microchip também tentou com a sua ChipKIT e a Texas com a LaunchPad.

A placa é esta aqui:

Freedom Board Freescale

A placa custa US$12.95, o que é mais barato que o mais barato Arduino Uno Chinês que se pode encontrar por aí. Ela pode ser comprada, lá fora, na Farnell/Element14, Mouser ou Digikey, como sempre. No Brasil ela será vendida pela Farnell por R$49,50.

Não vou repetir as características da placa aqui, caso queira saber mais detalhes leia a página oficial. E veja este vídeo, que tenta ser engraçado, sobre como foi criada a placa:


A placa vem naquela caixinha ecologicamente correta, com a placa e um cartão de referência (Quick Reference Card) com a pinagem dos conectores. E é só isso mesmo. Não vem o cabo USB, que pra complicar não é o conector padrão B como no Arduino. Usaram dois conectores USB mini B (clica aqui pra ver).

Outra coisa que não vem com a placa são as barras de terminais que formam os conectores de I/O. Tentei montar (pegaram emprestado meu rolo de solda e fiquei sem solda no feriado) estes conectores com uma barra de 40 pinos que tinha aqui e mais a contribuição de uma Launch Pad da Texas. O problema aqui é que estes conectores tem que ser cortados para se conseguir a quantidade correta de terminais (trabalhinho chato). E aproveitando a oportunidade, deixa eu colocar uma foto das duas placas lado-a-lado pra comparar o tamanho:

Freedom Board Freescale Vs Launch Pad Texas

O ideal seria uma foto com um Arduino Uno R3, já que a Freedom Board (FB daqui pra frente) possui pinagem compatível, mas eu não tenho um aqui. Esta tal compatibilidade é descrita no documento FRDM-KL25Z Pinouts (Rev 1.0, que não tem link direto, para ver baixe o zip FRDMKL25ZUM nesta página aqui). A primeira vista qualquer shield do Arduino pode ser conectado a esta placa. Os shields se encaixam perfeitamente nos conectores da FB, mas tem que tomar cuidado pois o Arduino funciona com 5V e a FB com 3.3V. Dependendo do shield a FB pode se dar mal com a diferença de tensões. Num dos blogs oficiais da Freescale é dito que ainda não se sabe quais shields funcionariam com a FB.

Até agora apenas liguei a placa no PC e fiz um programinha para trocar a cor do LED RGB. A placa já vem gravada com um firmware que faz isso, inclusive com dimmer no LED via touchpad, mas eu quis brincar um pouco com o CodeWarrior 10.3 (Beta e único que funciona com a FB). 

Aqui tive uns probleminhas até descobrir como fazer funcionar a interface de debugger Open SDA. O CodeWarrior não encontrava ela de jeito nenhum e só depois de um tempinho vi que ele não encontrava a interface porque ela simplesmente não estava na placa! Acontece (e esta é a grande dica deste post) que a placa vem gravada com um firmware que não é o firmware de debugger. E pra piorar este firmware não está disponivel para download na página da Freescale e sim no site da P&E Micro. Então se você quiser usar a função de debugger da placa entre na página do Open SDA no site da P&E (clica aí no link) e baixe o Firmware Apps  (tem que cadastrar).

Para gravar o Firmware de debugger é só seguir a receita:
1. Desligue a placa da USB.
2. Aperte o botão RST da placa e fique segurando.
3. Ligue a placa na porta USB do PC (com o botão RST pressionado).
4. Solte o botão depois de um tempo.
5. Vai aparecer um drive chamado "BOOTLOADER" no Windows.
6. Copie o arquivo "DEBUG-APP_Pemicro_v102.SDA" para este driver..
7. Desligue a placa da alimentação e ligue novamente.

Só assim a interface de debugger do Open SDA ficará disponível.

Bom, por enquanto é isso. Vou brincar mais com as placas nos próximos dias e se tiver tempo e paciência escrevo mais sobre elas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...