Por Dentro do Urso Web da Estrela

Chega de falar de osciloscópios...

Então, eu já estava de olho neste urso já faz alguns anos. A antiga dona (uma ex-amiga minha) comprou para o filho dela em 2006 (acho), usou uma ou outra vez, tentou trocar a história dele, ou melhor, pediu para que eu trocasse e depois ficou guardado o resto desses anos todos. E só agora, numa arrumação de casa, ela acabou me passando o urso para que eu finalmente pudesse dar uma olhada.

Urso Web Estrela
O Urso Web foi lançado pela Estrela por volta de 2001/2002 e aparentemente não fez sucesso algum. Nesta época ele custava por volta de R$250,00, e este aqui foi comprado por uma fração do preço original alguns anos depois, numa promoção de liquida estoque. Ele pode ser descrito como uma versão mais moderna do Teddy Ruxpin e com "tecnologia nacional". Ao contrário do Teddy no Urso Web é possível mudar o rumo da narrativa em algumas partes apertando os "sensores" nas mãos, pés e barriga do urso. A tal da "tecnologia nacional" foi feita pela Constanta (que eu achava que nem existia mais, o que me deixou curioso desde a primeira vez que vi o "Powered by Constanta" na caixa do Urso).

Na caixa, além do urso, vinha um "cabo para internet" e dois "Web Cards". Os "Web Cards" eram cartões de papelão com um código para baixar 4 atividades (histórias inerativas) para carregar no urso. O "Cabo para Internet" era um cabo com um DB9 numa ponta e um conector DIN na outra. Nas costas do urso, abrindo o velcro, dá pra ver o conector femea, marcado como  "Entrada para Internet":

Urso Web Estrela

Ao contrário de outros bichos de pelúcia que eu já desmontei este aqui até que foi fácil de abrir. A parte de pano é fixada por presilhas plásticas (cada um chama isso de um nome diferente, clique aqui e veja sobre o que eu estou falando) e foi só cortar a do pescoço e uma embaixo que a "pele" saiu e ficou assim:

Urso Web Estrela

Sete cabos (6 sinais e 1 GND) saem da caixa principal do brinquedo para os "sensores" das mãos, pés, barriga e reset (nas costas). Estes sensores são apenas chaves comuns que comutam o terra para os outros fios quando apertadas. Eles são montados em plaquinhas como esta:
Urso Web Estrela - Sensor

Algo curioso que encontrei ao abrir o brinquedo foram estes panos colocados no buraco do alto falante:

Urso Web Estrela

Foram colocados ali provavelmente para tentar diminuir o volume do som, que é um pouco forte, realmente. Abrindo os "panos" me deparo com isso:

Urso Web Estrela

Mas deixa isso pra lá, eu não deveria me espantar tanto assim sabendo de quem era o urso...

Partindo logo para o que interessa, aberta a caixa principal vemos a placa, o alto falante e a caixa redutora com o motor que move os lábios do urso:

Urso Web Estrela Aberto

A placa vista por cima é assim:

Urso Web Estrela - Placa de circuito

Muito bom o uso de conectores deste tipo para os fios. É possível tirar a placa toda sem precisar dessoldar ou cortar fios. No canto superior esquerdo está o conector DIN marcado como RS232 (a "entrada para Internet"). CR1 é um cristal de 16 MHz para o microcontrolador (que está embaixo, já chego lá) e os dois transistores são um BC337 (Q2) e um BC547 (Q1). Estes dois transistores controlam o motor que move a boca do urso. O arranjo é bem legal com um circuitinho ligado diretamente ao alto falante (de 32 Ohms x 0.5W), assim a boca se mexe conforme a fala do urso. O alto falante é ligado ao CI DIP da foto que é um MSP53C391 (sintetizador de voz).

E do lado de baixo:
Urso Web Estrela - Placa de circuito

U1 é um ST232K (MAX232 genérico) para a serial. U4, U5 e U6 eu não consegui encontrar mais informações (são da ST com a marcação 4256AW6). Desconfio que sejam memórias EEPROM de 32kB cada  onde ficam guardadas os arquivos de audio (a história que o urso conta). O CI de 20 pinos é um velho conhecido meu: um microcontrolador MC68HC908JK1 da Motorola. Este microcontrolador possui apenas 1.5kB de memória Flash e não possui serial por hardware. O pessoal da Constanta deve ter tido um trabalhinho bom criando a serial para o RS232, a SPI para as memórias e a comunicação com o sintetizador, tudo por software e enfiar nesses 1.5kB.

A parte mecânica é bem simples, com apenas um motor. Olha a caixa de redução aberta:
Urso Web Estrela - Caixa do motor

Toda essa redução no final fica puxando uma mola que move a boca do urso:
Urso Web Estrela - Caixa do Motor

Infelizmente a Estrela não dá mais suporte ao Urso Web. Não é possível fazer o download do software para PC e muito menos novas histórias. Lembro que tentei usar o software na época e não consegui fazer funcionar com o urso (no Windows XP). Ele ainda está com a história original que dura um minuto mais ou menos.

Pra completar fiz um vídeo com ele funcionando:

11 comentários:

  1. Ex-amiga? :( Que a gorda te fez agora?
    As memorias sao de 256k x 4 bits...

    ResponderExcluir
  2. Taba,
    Na verdade nem sei mais... Nem quero saber... heheh

    ResponderExcluir
  3. Amigo, uma grande dúvida: A meia, é de fábrica ou foi o antigo dono que fez isso?

    ResponderExcluir
  4. Tenho ele mas parece q vai ter de ficar com a chapeuzinho vermelho para sempre😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que com o cabo vc consegue copiar o arquivo para o seu computador ???

      Excluir
    2. Deve ter uma maneira de copiar, mas não sei como...

      Excluir
  5. olá boa tarde comprei esse urso de liquidaçao so que ele nao veio esse web cards que vc falou e loja tambem nao tem gostaria de saber se tem como vc me explicar o que eu devo fazer se tem como colocar historia se o web cards?!! obrigado espero a resposta.

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo , não sei se você está ainda usando esse site , tenho esse urso a muito tempo ... Como eu faço para conectar ele no PC ? Será que tem como usar ele como a siri , inteligencia virtual ? Tem como mexer nele para falar o que quiser ? A estrela não disponibiliza mais nada e eu não encontro nada dele na internet por ser colecionador

    ResponderExcluir
  7. Oi o meu Ted não está funcionando coloquei as pilhas e nada :(((

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!