quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mais fotos do museu da ETE-FMC

Hm... Faz tempo que não escrevo aqui...

Pois então senhores, algumas pessoas reclamaram da falta de atualizações por aqui e resolvi postar algumas fotos qua sobraram da minha visita ao museu da ETE-FMC ano passado.

Primeiro uma fonte de laboratório PEK (acho que é isso, está meio apagado o nome). Ela é montada num carrinho e possui duas saídas ajustáveis de 0 a 700V por 0,2A e outras duas de 0 a 35V por 5A. Nada mal. Lembro de ter usado algumas destas nas aulas por volta de 1993-95.
Fonte de alimentação

Outro equipamento que eu cheguei a usar nas aulas foi o osciloscópio abaixo. Foi somente nesta visita ao museu que eu descobri que era um Heathkit.
Osciloscópio Heathkit

Agora duas fotos das cameras Sony que ficavam no laboratório de televisão. Tive apenas uma aula com elas e lembro que chegamos a usar até um test card "cabeça de índio" que ficava num pedestal. Era um mini estudio de TV montado nos fundos do laboratório.
Cameras Sony Antigas

Por dentro da camera:
Por dentro das Cameras Sony

Já essa camera não é do meu tempo:
Antiga Camera de TV

Por dentro:
Por dentro da camera antiga

Por dentro da camera antiga

Tem também um contador da Philips modelo PW4031:

Counter Philips PW4031

E um medidor de intensidade de campo Rohde & Schwarz BN15012 (VHF Feldstarke Zeiger). Ele tem uma antena retrátil interessante, fiz um vídeo que deve estar am algum lugar aqui no HD mostrando a antena sendo aberta e fechada. Depois coloco aqui.
Rohde Schwarz BN15012 Feldstarke Zeiger

De um equipamento marcado como "estação de TV" logo na entrada tirei as seguintes fotos internas.
Fonte:
Estação de TV valvulada

Montagem muito bem feita:
Estação de TV valvulada

Quanta válvula:
Estação de TV valvulada

E pra fechar uma foto interna de uma TV que eu esqueci o motivo de ter tirado. Lembro que tem a ver com essa válvula gordona. Me explicaram algo sobre ela, bati a foto e agora não lembro mais da explicação.
TV valvulada

Como Bônus a foto completa de onde tirei as imagens para o post de Links de Março (é da estação de TV também):
Montagem valvulada

Um comentário:

  1. Mestre, sobre a TV da válvula gordona q vc naum lembra a explicação.... possivelmente lhe disseram que se tratava de uma Compactron, que eram válvulas individuais montadas juntas pra se aproveitar o espaço e um mesmo filamento.... é dos anos 70, uma solução muito bacana... com apenas 1 vc pode montar mts circuitos, nelas tem 3 triodos, 2 pentodos e etc.....

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...