Consertando um Melocoton da Grow

Melocoton da Grow
E mais uma vez apareceu um brinquedo pra arrumar. Isso é bem comum aqui já que certa conhecida minha vive enfurnada em brechós e bazares beneficentes. Sua casa já está lotada de brinquedos comprados nestes locais mas para ela ainda não é o bastante. Há algumas semanas ela apareceu com uma nova aquisição para que eu consertasse. A bola da vez era um Melocoton da Grow.

Eu não me lembrava deste personagem até fazer uma pesquisa sobre o que se tratava. O Melocoton era um coadjuvante do extinto programa “Eliana & Cia” do SBT. O brinquedo lembra muito o “Tickle Me Elmo” original: você aperta a barriga e ele começa a falar e a tremer. A caixa que contém a parte eletrônica e mecânica fica bem acessível por um velcro nas costas do boneco. Esta facilidade de retirar a caixa faz com que seja meio difícil encontrar algum boneco completo e funcionando.
Melocoton da Grow

O problema com este aqui era que ele não tremia mais. O boneco falava todas as frases normalmente e dava pra ouvir o motor funcionando, mas sem a tremedeira. Como sempre abri o brinquedo e tirei umas foto pra colocar aqui no blog. A caixa aberta é assim:
Melocoton da Grow

Em cima a direita vemos a placa eletrônica e o motor. A esquerda fica a parte mecânica. Infelizmente a única PCB contém apenas um chip bolha e um transistor de acionamento do motor:

Na parte mecânica uma engrenagem grande com um peso colocado em uma das bordas serve para fazer o bicho tremer. O peso é relativamente grande o que causa uma tremedeira acentuada ao brinquedo. E é essa característica que acabou causando o problema no sistema. A engrenagem pequena do eixo do motor rachou e escapou. Na foto abaixo dá pra ver a rachadura:

Por sorte eu costumo guardar muitas engrenagens e outras peças de brinquedos. Dando uma vasculhada nas gavetas acabei encontrando uma equivalente:

Com a engrenagem no lugar tudo voltou ao normal. Acabei fazendo um vídeo da caixa funcionando. No vídeo também dá pra ver o consumo relativamente alto do brinquedo (a fonte mostra 1A com o motor ligado).

11 comentários:

  1. Na hora que eu bati o olho a primeira foto e sem mesmo iniciar a leitura do texto eu já pensei... já vi isso em algum lugar, pelo menos muito parecido, de fato... é muito parecido como Elmo eheh, sera que foi altamente inspirado? :P

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Provavelmente é o Elmo mesmo. Só trocaram a cabeça e as frases que ele fala.

    ResponderExcluir
  3. Engrenagem quebrada é osso... trabalho com CFTV e quando as engrenagens de zoom ou foco das lentes quebram é um baita sacrifício pra arrumar

    ResponderExcluir
  4. Tô de queixo caído com o consumo: 1A! Assim não tem pilha que aguente!

    Abração do Macagnan!

    ResponderExcluir
  5. muito legal acho que devia colocar mais coisas assim muita gente gosta disso e na minha opinião é muito legal e interessante

    ResponderExcluir
  6. olá, vi que seu post não é tão recente, porém espero de coração q vc consgiga me ajudar.
    Tenho um Melocoton, e é de extrema estimação, rs, porém essa é a segunda vez q ele dá o mesmo problema. Qndo acabou a pilha, o motor dele simplesmente parou. Da primeira vez cheguei levar ele pra consertar, porém me falaram q nao tinha conserto e acabei conseguindo com uma amiga um motor novo.
    Porém agora aconteceu de novo com esse motor... Ai eu comprei pilhas novas e coloquei e nada aconteceu, ai desmontei todo o motor e testei e ele voltou a funcionar, porem depois q eu montei de novo, ele parou de novo, desmontei, mexi e nada...
    Sera q vc conseguiria me dar uma ideia do que eu posso fazer?
    o meu parou total...
    Obrigada desde ja Monica.
    Meu email: monicabrida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um melocoton ele não fala e não treme, voce pode consertar...quanto cobra...

    ResponderExcluir
  8. Meu sobrinho tem um desses vc arruma

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho um desses e ele parou de funcionar, vc conserta?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Minha mãe guardou o meu melocotom, e eu quero consertar para dar pro meu filho! Poderia me mandar a foto da placa? Alguns cabos soltaram e não sei a ordem certa. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!