Por dentro de um KVM automático de 4 portas da Dipo

O Macagnan comentou no post sobre o chaveador de portas paralelas e eu prometi umas fotos do KVM (Keyboard, Vídeo and Mouse switch) que meu irmão usa. O Luciano também comentou por lá falando sobre o KVM que ele montou a partir de um chaveador paralelo. Realmente é possível fazer isso, mas dependendo da configuração e placas o micro pode reclamar ou não dar boot caso não receba os dados certos do teclado e monitor. No caso citado pelo Luciano acredito que a chave deva ser colocada na posição pra um PC até que este execute o boot e inicialize o SO e só depois possa ser chaveado para o outro PC.

KVM
Este aqui meu irmão comprou na China e veio com os quatro cabos completos (1.5m cada). Ele não vem com a fonte de alimentação (9VDC) e na caixa diz que ela é opcional (embora ele não funcione sem ela). A troca dos PC’s é feita pelo botão central e a sinalização do PC ativo é feita pelos LED’s correspondentes a cada porta. Os quatro PC’s podem ser ligados ao mesmo tempo e o KVM dá conta de enviar os dados de teclado, mouse e monitor para que eles possam inicializar tudo corretamente. Além da chave de seleção dá pra trocar de PC usando combinações de teclas. Meu irmão tentou configurar isso mas até agora não conseguiu (O manual do aparelho veio em Chinês e a página do produto não é lá muito útil).

KVM

Desmontei o aparelho e tirei a foto prometida:
KVM

A placa não é tão complexa quanto parece, os CI’s em SMD são todos buffers HC244 e portas lógicas HCXX. O CI grande no soquete de 28 pinos é um microcontrolador OTP EM78P447 da Elan.

6 comentários:

  1. De fato, Voyage, o manual que está no link sequer cita a fonte de alimentação. Agora, achei uma piada os "china" dizerem que funciona em DOS, Windows, Linux e etcetera... Se ele atua a nível de hardware, acredito que até sem sistema operacional ele funciona (se não estou enganado. Obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... o que eu montei a partir da sucata, tem esse ligueiro inconveniente que pra mim inexiste, você tem que chavear para o micro, ligar e aguardar que ele entre no windows. Dai você pode chavear para o micro B e liga-lo e aguardar entrar no windows ou o que valha.

    Como ele fica na bancada, o micro que esta ligado a ele é um K6 que uso para ler datasheet, abrir esquemas, gravador de pic, eprom, etc. Ele sempre fica na posição A. E esse K6 esta sempre ligado.

    Dai quando aparece uma MB pra testar/consertar, basta virar a chave pra posição B e eu já tenho o teclado, monitor e mouse a disposição para a outra placa.

    O micro não dá xilique em chavear o mouse e teclado apos o boot, por isso funciona bem.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    estou debatendo o assunto com um amigo meu, e gostaria de entender o que voce disse nesta frase:
    Os quatro PC’s podem ser ligados ao mesmo tempo e o KVM dá conta de enviar os dados de teclado, mouse e monitor para que eles possam inicializar tudo corretamente.

    Para mim a frase tem um interpretacao, para o meu amigo tem outro. como voce tem o equipamento em maos, e sabe como ele funciona, por gentileza, agradeceria se pudar formular a frase de novo para que tenha uma unica intepretacao...

    Abracosss

    ResponderExcluir
  4. Anonimo,

    O KVM envia os dados para que os PCs "pensem" que existe realmente um teclado, mouse e monitor conectados a eles. Mas apenas um PC por vez acessa realmente estes perifericos.

    ResponderExcluir
  5. bom dia, estou precisando de um kvm e não estou querendo gastar muito, por acaso alguem teria o esquema de como montar um?
    pelo que andei lendo do blog o luciano montou um, será que ele poderia me passar o esquema?
    meu mail
    gchristovan@hotmail.com

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!