Por dentro de um chaveador de portas paralelas

Comprei esse chaveador de paralelas no ferro-velho pra usar a caixa num amplificador de áudio que pretendo montar. Aproveitei pra tirar umas fotos internas pra postar aqui, enquanto inspecionava a caixa pra ver se caberia um amplizinho. No século passado esses aparelhos eram comuns mas acabaram desaparecendo com o surgimento do padrão USB.

Chaveador de portas paralelas

Por volta de 1998/99 eu fazia uma ponte ligando a paralela do PC no Zip Drive que ligava no scanner que finalmente ligava na impressora (uma citzen Printiva 700, com cartuchos de sublimação de cera impossíveis de encontrar, outra tecnologia que não vingou). Quando precisava ligar uma interface paralela cheia de CI’s TTL’s ou o gravador de 8051 tinha que tirar todo mundo da porta, já que não funcionavam com os outros aparelhos ligados. Um chaveador destes seria uma ajuda extra naqueles tempos.

Chaveador de portas paralelas

Eu pensava que o circuito interno seria de uma complexidade digna do que cobravam pelo aparelho. Ainda mais neste de quatro portas. Finalmente ao abrir o chaveador para ver o que tem dentro descobri que não poderia ser mais simples: Uma chave e fios, muitos fios. Fiquei até com pena do montador do chaveador soldando fio o dia todo.

Chaveador de portas paralelas

Depois de aberto também descobri o provável motivo do chaveador ter sido mandado pro ferro-velho. Como pode ser visto na foto abaixo uma das pastilhas da chave seletora quebrou, inutilizando uma das portas.
Chaveador de portas paralelas

4 comentários:

  1. Certa vez um colega meu estava tentando fazer com um chaveador deste, um jeito para ligar várias CPUs a um mesmo conjunto de monitor, teclado e mouse. No final nem chegou a montar pois ficaria muito caro confeccionar os cabos para ligar os PCs aos periféricos, correndo o risco de o teclado não funcionar.

    ResponderExcluir
  2. Macagnan,
    Isso seria um KVM (keyboard, Video and Mouse Switch). É um pouco mais complexo que uma chave mesmo. Precisa gerar os sinais de mouse, teclado e, em alguns casos, do monitor para os PC´s. Meu irmão tem um KVM de quatro portas, vou desmontar, tirar umas fotos e postar aqui no blog. Aguarde.

    ResponderExcluir
  3. Você também vai ficar surpreso com o KVM. Eu montei um pra mim, a partir de uma sucata de uma chave dessas de impressora, tenho ele ali no meu K6 bancada, basta chavear todos os sinais e pronto, igualzinho ao chaveador de impressora ai.

    ResponderExcluir
  4. Na realidade o KVM de hoje em dia é "um pouquinho mais complicado" porque ele é client e host USB ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!