O urso com música na barriga (ou: Como enfiar um MP4 player num urso de pelúcia)

Como já falei antes aquela pessoa que me proibiu de falar seu nome aqui no blog possuía um MP4 player que já deu pau uma vez. Pois então, aconteceu (e já era esperado) dele apresentar outro problema desta vez no teclado. Algumas teclas começaram a falhar e pararam de vez depois de um tempo. A dona do aparelho o trouxe aqui pra eu consertar novamente e ao abrir logo notei o flat cable quebradiço causando a falha nas teclas (isso parece ser muito comum). Tentei dar uma ajeitada nele mas acabou quebrando de vez e achei melhor substituir por outro.
Flat Cable quebrado
Flat cable do MP4
Como não tinha nada parecido com aquele cabo refiz as ligações com cabo paralelo comum retirado de um flat IDE. O teclado funcionou normalmente fora da caixa. Funcionaria também dentro dela se coubesse... Como não coube eu guardei o aparelho numa gaveta pra ver depois. E o tempo foi passando.
MP4 consertado
O MP4 com o novo flat
Para substituir o MP4 a dona resolveu comprar outro e, num estranho lampejo de bom senso, acabou comprando um IPOD Shuffle. O MP4 estaria fadado a um longo descanso dentro da gaveta não fosse a dona lembrar que ele existia e bolar uma modificação para o coitado. A idéia era aproveitar o aparelho colocando tudo dentro de algum outro “container” diferente para ser usado pelo filho da dona do MP4.
O acerto era de que eu cuidaria da parte eletrônica e a dona da parte artesanal da coisa. Tudo, claro, seria registrado para posterior inserção aqui no blog. Para a nova “caixa” do MP4 foram cogitadas varias opções, de brindes do Mcdonalds (pequenos demais) até a confecção de um boneco de pano pra isso. Cheguei a rabiscar uns projetos no papel mas como a dona é a preguiça em pessoa acabou não passando disso. Quase que eu acabei fazendo tudo incluindo cortar o pano e montar o bicho. Por sorte a dona possuía vários bichos de pelúcia que ela compra por R$1,00 o quilo nos brechós da vida e um deles acabou sendo escolhido para servir de hospedeiro para o MP4.
O urso de pelúcia hospedeiro do MP4
Seguindo a divisão de tarefas previamente estabelecida eu fiz a minha parte conforme a seqüência de fotos abaixo:
1. Separei os componentes para a operação. Toda a placa do teclado deveria ser retirada e substituída por teclas mais robustas. Escolhi o modelo de push-button das fotos que possui fixação por meio de rosca com porcas plásticas para facilitar o posicionamento no corpo do urso. Arranjei também um plug para fone de ouvidos com porca metálica.
MP4 e os novos componentes
2. Antes de retirar a placa do teclado eu tirei o esquema das teclas para não ficar perdido depois.
Esquema do teclado do MP4
3. Para ter acesso a parte interna do urso usei um estilete e abri as costas do bicho cortando a costura original para facilitar o fechamento depois.
Operando o urso
4. Com o bicho aberto e com o enchimento retirado virei o urso do avesso antes de começar a colocar os componentes e passar a nova fiação.
O urso de pelúcia do avesso
5. O motivo de usar chaves push-button com porcas pode ser visto agora. Com o estilete cortei pequenas aberturas nas mãos, pés e abaixo da cabeça do urso e passei as chaves, fixando com as porcas. Depois de tudo fixado eu soldei a fiação e protegi as soldas com cola quente.
Fiação interna do urso
6. Com a fiação do novo teclado concluída soldei os fios na placa do MP4 conforme o esquema que desenhei antes.
Placa do MP4 ligada a fiação do urso
7. Com pedaços de fio rígido ajeitei a fiação e fiz um teste ligando o aparelho para ver se estava tudo ok.
Teste do MP4 no urso
8. A saída para os fones ficou atrás da cabeça meio que escondida:
Saída do MP4 na cabeça do urso
Neste ponto acabou a minha contribuição. Agora era a vez da dona preguiça ajeitar tudo lá dentro, abrir uma saída para a tela, colocar o enchimento e fechar o bicho. Tá certo que ela fez isso, mas faltou documentar como combinado. Assim fiquei sem as fotos da última parte. Nem foto do bicho concluído era tirou. Acabou que eu tive que tirar as fotos finais e com o celular. A solução para a moldura da tela ficou estranha (ela fez as pressas), como vocês podem ver:
Moldura do MP4 no peito do urso
Pode acreditar que essa tela deu trabalho pra ficar na posição. Muita cola quente teve que ser usada pra isso dar certo. Embora tenha ficado estranho e muito feio, o boneco funciona como esperado. Curiosamente o bicho acabou fazendo sucesso e muita gente parou a dona preguiça na rua para perguntar onde foi comprado (quem só viu de longe) ou como foi feito (depois que a pessoa olha com mais atenção e vê o amadorismo da obra).
O Urso com Música na Barriga
Nota: Este post estava guardado já faz tempo. Para vocês terem uma idéia o amplificador de fones de ouvido que tirei de um CD-ROM postado aqui em 13 de julho do ano passado seria usado neste urso. Eu iria usar o amplificador ligado a um alto falante, mas isso implicaria em colocar alimentação extra com pilhas só pra ele. Assim achei melhor usar apenas as saídas originais do MP4 para fones mesmo.

Um comentário:

  1. Nóóó, cirurgia no ursinho, eu tava tomando café!!!

    Mas vem cá, porque a gorda nao deixa voce citar o nome dela nesse blog? Os remedios pra emagrecer estao deixando-a-a-a zonza? Que coisa feia, moça gorda! :oP

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!