segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conserto do feriado (DVD-4230N LG)

9 comentários
Eu não ia postar nada até terminar minhas provas, mas tive que consertar o DVD player das fotos abaixo e pensei em escrever um pouco sobre o caso.
DVD-4230N LGNão pude deixar esse DVD pra outra hora, pois minha irmã que mora em outro estado veio pro feriado e trouxe o aparelho pra eu dar uma olhada. É a “maldição do técnico em eletrônica”. Se você é técnico, mesmo que nunca tenha trabalhado com manutenção, sempre tem alguém (normalmente parentes e vizinhos) que vai te trazer algum aparelho elétrico ou eletrônico pra consertar. Não adianta explicar que não é a sua área. Normalmente a conversa acaba com a frase: “Mas você é técnico, tem que saber!”. Algum dia farei um post melhor sobre isso e contarei minhas desventuras com os ferros de passar roupa da Black & Decker (Aquele modelo preto e vermelho). Mas continuando...

Perguntei o histórico do DVD e minha irmã disse que ele era de uma vizinha e que ia ser jogado fora. O defeito era que o DVD não ligava nem pelo controle nem pelo botão no painel e o LED de “Power” ficava aceso direto. Segundo a vizinha o aparelho foi para a “assistência técnica” e após o tradicional “tempinho” para o orçamento foi declarado como irrecuperável. O aparelho é um DVD-4230N da LG relativamente velho.

Fonte do DVD-4230N LGComo o LED ficava aceso descartei a queima do fusível e pensei logo na fonte. Abri o aparelho e enquanto olhava a placa principal tentei ligar pelo botão do painel e senti que ele não fazia o barulho normal daquelas micro-chaves normalmente usadas para esta função. Resolvi desmontar esta parte do painel antes de checar a fonte para ver como era a chave. E para minha surpresa, após retirar a proteção (blindagem) metálica vista na foto abaixo, encontrei a placa de circuito impresso fora do lugar. Recoloquei a placa na posição certa e o aparelho voltou a funcionar.

DVD-4230N LG - Blindagem da placa do painelEste conserto me fez pensar em quantos aparelhos são jogados fora todos os dias com defeitos simples e de fácil reparo. Não acredito que a “assistência técnica” tenha declarado o “óbito” do DVD por falta de habilidade do técnico. Parece mais um caso de preguiça de procurar o defeito. O técnico deve ter olhado aquela placa enorme e pensado que não valia a pena desmontar tudo pra consertar a fonte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...