sábado, 14 de fevereiro de 2009

Por dentro de alguns cartuchos de Mega Drive

2 comentários
Semana passada comprei um lote de cartuchos antigos de Mega Drive e resolvi dar uma olhada no que tem dentro. Seguem as fotos:

Cartucho Bonkers (sem marca) e Street Fighter II Special Champion Edition (Sega – Americano):

Cartucho Bonkers (sem marca) e Street Fighter II Special Champion Edition (Sega – Americano)Como eu já esperava o cartucho sem marca tem só um chip bolha na placa. Já o Street Fighter possui dois chips da Hitachi (HN62428P e HN62411P). O HN6248P eu sei que é uma ROM, já o outro não faço idéia do que seja. Tem também um 74HC139 na placa.

Cartuchos James Pond e Sonic da Tec Toy:

Cartuchos James Pond e Sonic da Tec ToyUsam placas iguais, mas só o Sonic tem a marcação da Sega e o código MPR-13913. No chip do James Pond está escrito: “JAM 03” e “Electronic Arts 91”.

Cartuchos Paperboy (Sega Genesis Americano) e Bart Vs the Space Mutants (Sem marca):
Cartuchos Paperboy (Sega Genesis Americano) e Bart Vs the Space Mutants (Sem marca)

O Paperboy traz um chip Sega MPR-14517 numa placa parecida com a usada pela Tec Toy. Já o dos Simpsons é o mais legal. São duas EPROM’s 27C020 (256KB cada) de 150 ns da Texas. Um ótimo candidato para testes, hehe...

Encontrei estes cartuchos num sebo e como comprei também muitas revistas de eletrônica o dono acabou me dando um desconto maior que o valor dos cartuchos. Saíram de graça.

Sobre o adaptador USB para Ethernet AS-601 (com chip Davicom)

1 comentários
Meu notebook velho de guerra (Acer Travelmate TM360) sempre teve um problema na entrada ethernet. Dava pra conviver com isso colocando o cabo de rede apoiado na tela ou por baixo do aparelho até conseguir um bom contato. Já havia desmontado o notebook uma vez e sabia que o problema era causado pelo conector de rede que acabou quebrando as soldas. Esse conector é SMD e com os movimentos do cabo pra lá e pra cá acaba soltando da placa.

Adaptador USB para Ethernet AS601Desta primeira vez resoldei e acabou funcionando por um tempão até dar problema de novo. Como não queria passar por todo o trabalho de desmontar o notebook acabei comprando um desses adaptadores USB para Ethernet Xing-Ling. Comprei via Mercado Livre e veio apenas o adaptador e um CD com drivers. O CD eu não sei onde foi parar, já o adaptador é este da foto. A caixinha é de acrílico transparente e de várias cores diferentes. Como o meu veio na cor preta a única forma de dar uma olhada na placa de circuitos é desmontando o aparelhinho.

Adaptador USB para Ethernet AS601 - Placa por cima Adaptador USB para Ethernet AS601 - Placa por baixoA caixa não possui nenhum parafuso, sendo apenas duas partes fechadas com cola. Uma vez aberto não dá pra fechar sem colar de novo. A placa – fotos acima – não tem nada de mais, só um chip DM9601E da Davicom e uma memória flash serial. Não sei se na caixa ou manual (se existir) vem escrito o endereço MAC. No aparelho só tem o número de série e o modelo (AS-601). A descrição do driver no Windows aparece assim:

Driver USB Etherner AS601Bom, para o que eu preciso o adaptador funciona perfeitamente. Só uso para acessar internet via modem ADSL, não testei numa rede de verdade transferindo arquivos. Acredito que não seria a mesma coisa que uma placa de rede de verdade, ainda mais com as portas do meu notebook sendo USB 1.0.

O único problema que vi até agora foi que após o notebook voltar da hibernação (costumo só fechar a tampa do notebook) o Windows acusa falha na conexão. Daí tem que retirar o adaptador da USB e reconectar pra voltar ao normal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...