D22+e-time: Um Mega Drive com leitor de cartão SD

D22+e-timePois é, eu também comprei este videogame na Dealextreme (tá virando rotina) e me surpreendi com o brinquedo. Ele não perde em nada quando comparado com meu Sega Genesis. Testei os dois ao mesmo tempo rodando os mesmos jogos (Sonic, Golden Axe, Streets of Rage, e outros que tenho em cartucho) e não notei diferença alguma na velocidade da imagem ou no áudio. Eu ia fazer um review mais completo sobre o console mas como já existe um muito bom lá no “Versão Zero” vou focar mais na eletrônica do aparelho.

Abaixo temos as fotos da caixa do videogame. Como dá pra ver nas duas primeiras a maior parte da caixa vem escrita em Chinês. Dentro da caixa (terceira foto) vemos o console com seu cabo de áudio e vídeo. O manual é apenas uma folha Xerox em Inglês e traz o mínimo necessário para se operar o brinquedo. Não acompanha nenhum outro acessório, nem mesmo pilhas (que tem que ser AA e não AAA como está lá na loja).

D22+e-timeD22+e-time D22+e-timePara dar uma noção de tamanho ao leitor tirei estas duas outras fotos comparando com o Sega Genesis (ou Mega Drive, como é chamado por aqui) e logo abaixo com o controle original do Genesis. O formato do e-Time é mais ergonômico que o do controle do Mega.

D22+e-time Vs. Sega GenesisD22+e-time Vs. Sega GenesisO grande diferencial do console é o leitor de cartões SD, que fica na parte de baixo. O soquete é padrão dos SD: É só empurrar o cartão que ele trava lá dentro. Pra retirar é só empurrar também que ele salta pra fora.

D22+e-timeNa outra lateral temos a chave liga-desliga, a saída do cabo AV e um conector DB9 para ligar um joypad externo. Lembrando que NÃO É uma entrada para outro e-time D22, mas sim para conectar um controle de Mega Drive original. Existe um LED vermelho também, que fica dentro do aparelho e acende quando o aparelho está ligado. O brilho é tão fraco que pode passar desapercebido.

D22+e-timeE para manter a tradição do blog eu desmontei o console pra ver o que tem dentro. Sete parafusos prendem as duas partes da caixa. Um deles fica dentro do suporte de pilhas, cuja tampa deve ser retirada para se ter acesso. Abrindo o aparelho topamos com duas placas (PCB):

D22+e-time teardownA montagem não é muito ruim como já vi em muitos aparelhos chineses. Algo que me chamou a atenção foi o fato de todas as conexões estarem marcadas na legenda de componentes. Isso facilitou muito a compreensão do funcionamento dos circuitos. Abaixo um zoom da placa principal (Clique para ampliar).

D22+e-time teardownAlém do chipão a placa verde traz uma memória flash por baixo e o conector do cartão SD. Todo o circuito é alimentado com 3,3 Volts e, respondendo a pergunta lá do Versão Zero, o motivo de se usar 3 pilhas é ter a diferença de tensão certa para que o regulador de tensão funcione. Em meus testes usei 3 pilhas recarregáveis e o console funcionou normalmente, mesmo com a tensão menor de 1,4V por pilha (4,2 Volts total).

A placa verde é soldada diretamente na placa do joypad logo abaixo. São 19 conexões devidamente demarcadas na placa. Como não separei as placas fico devendo uma foto da placa do chipão por baixo, mostrando a memória flash e o soquete do cartão SD. Retirando os dois parafusos que prendem o conjunto de placas podemos ver a parte de baixo da placona com os botões:

D22+e-timeAqui vemos novamente cada conexão importante devidamente demarcada (meus parabéns ao projetista). Nesta placa vemos um CI bolha conectado aos botões. Com uma breve analise (engenharia reversa) e com a ajuda das marcações (muito gente boa o chinês que fez isso) notei que este CI bolha nada mais é do que o circuito de um controle de Mega Drive. A principio dá pra retirar a placa menor e transformar o console em um controle normal de seis botões para Mega Drive. Já a placa menor é o Mega Drive completo e precisa dos controles iguais ao original pra funcionar. As conexões para o controle externo vão direto para a placa menor.

A configuração interna deste console PEDE pra ser usada em algum Mod. Pensei em alguns, mas do jeito que ele vem de fábrica já é muito bom e deve demorar um pouco pra eu tomar coragem e tentar algo.

Update 20/03/2017:  Agora  em   víddeo:

9 comentários:

  1. Excelente análise! O LED realmente fica bem escondido. E não entendia o porquê de 3 pilhas, já que no blister compramos ou 2, ou 4... Obrigado pela referência.

    ResponderExcluir
  2. Mega Drive portatil! Mega Drive Portatil! Mega Drive portatil! Com direito a tela de LCD e tudo o mais!!! Eu ouvi alguem gritar "CLONE DO NOMAD" la atras??? :D

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu review. Principalmente pq tem fotos da parte interna do aparelho. Já pedi o meu na dealxtreme, agora é só esperar 30 dias...
    Ah, vc poderia ter colocado a foto dele rodando allgum jogo. Tenho interesse especial no Sonic Knucles.

    ResponderExcluir
  4. Robinson, 3 pilhas porque dao 4,5 volts o que é normalmente suficiente para um circuito de baixo consumo de 5 volts, ou entao para regular 3,3 volts e sobrar alguma coisa para poder usar a pilha ate o final. Se usasse uma pilha a mais, ia gastar energia a toa.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog! Adoro conhecer os consoles por dentro. Breve vou comprar meu D22 também! ;P

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog...como faço para compra na Dealextreme..eles relamente entregam ..já teve algum problema com alfandega?..se for possivel poste um tuto ai...vlw

    ResponderExcluir
  7. Tenho um desse amigo! Acho um brinquedo SENSACIONAL! Porem o meu a imagem era muito escura e tive que retirar um resistor SMD de 75 ohms que fica em paralelo com a saída de vídeo. Outra coisa é que se voce usar o brinquedo frequentemente, a cruzeta plástica interna do direcional QUEBRA! e não dá pra adaptar outra! A minha tive que restaurar com resina de protético pra não perder o brinquedo!

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa a ser dita é que tentei comprar um novo na Deal Extreme mas infelizmente esse game está indisponível há muito tempo já, não sei se vai retornar mais para venda. Entro direto no site pra verificar mas NUNCA está disponivel... Acho que não vai mais ter para vender...

    ResponderExcluir
  9. Ainda prefiro o Mega original,
    não fico sem o 3x e o sega cd

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!