Os diferentes modelos de Módulos GSM G24 da Motorola

Módulo GSM G24 Motorola
Recentemente fiz um projeto com o módulo GSM G24 da Motorola e descobri que existem pelo menos três diferentes versões deste dispositivo (foto ao lado). Os dois primeiros diferem apenas nos modelos (F6603AAF e F6503AAF). Já o terceiro possui um adesivo diferente e é marcado como G24L. Fora isso eles são extremamente parecidos fisicamente.

Meu circuito não é nada extraordinário, sendo apenas um microcontrolador que inicializa o modulo e envia mensagens SMS via comandos “AT” em reação a eventos externos. O primeiro protótipo usava o G24 do topo da foto e com tudo funcionando passei para uma placa definitiva. Nesta placa tentei usar os outros dois módulos e nenhum deles funcionou. Ao colocar o G24 do protótipo a placa funcionava.

Perdi muito tempo debugando meu software até perceber que os módulos eram diferentes. O G24L foi fácil descobrir, pois existe documentação no site da Motorola indicando as diferenças em relação ao G24 comum. Buscando pelos outros dois modelos (F6603AAF e F6503AAF) no Google e no site da Motorola não se acha absolutamente nada. Terei que entrar em contato com o fornecedor dos módulos para ver se consigo alguma informação.

Como tive que entregar o projeto acabei recomendando a compra do F6603AAF. Estou estudando o documento sobre o G24L e devo conseguir fazer o circuito funcionar com ele também. Ele é uma versão “capada” e mais barata do G24 normal e seria uma opção melhor para o equipamento.

Para completar, parece que existe um quarto modelo chamado G24J (Java).

Um comentário:

  1. estou com um modulo deste aqui em casa e ñ sei pra que serve,pois o meu veio em um lote embutido em uma placa que ñ sei p/ que serve também.Se houver o interesse por alguem aqui,o modelo do meu é:
    F6423AAE
    Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!