quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mais uma lanterna Xing-Ling (com bateria recarregável)

Caixa da Lanterna
Comprei essa lanterna por R$4,00 exclusivamente pra ver o que tem dentro. Fiquei curioso pra saber como funcionava o carregador e, mais importante, que tipo de bateria ela usava. Como já aconteceu antes não dá pra confiar apenas na embalagem desse tipo de aparelho. Essa aqui é totalmente em inglês, sem informação alguma do “importador” brasileiro. Em caso de problemas ou algo pior não há a quem reclamar.

A lanterna possui um plug retrátil para recarregar na tomada e funciona em 110 ou 220 Vac. Além de lanterna ela funciona como um pisca-pisca colorido que não é lá muito útil. O interruptor pode ser colocado em três posições: ligar a lanterna, desligada (posição central) e ligar o pisca-pisca. Perto do interruptor há também uma pequena bússola. Colocar a lanterna na posição OFF pode ser dificil, já que o interruptor tem que ficar no centro e se você o aciona com um pouco mais de força ele vai parar na posição de pisca-pisca.

O nome do fabricante é Hon-alguma coisa-F e o modelo parece ser AF-14278.

A lanterna por fora
Internamente a lanterna é assim:

A lanterna por dentro
Pois é, nada de circuito impresso. Toda a montagem é feita em aranha e com segurança zero. Muitos pontos expostos para algo que vai ligado diretamente à tomada. A caixa retangular cinza com o topo preto (que lembra um bloco Lego) é a bateria. Não existe nenhuma marcação na bateria, e nem na caixa, que informe a voltagem, capacidade ou mesmo o tipo de material que é fabricada. O valor medido nos terminais da bateria foi de 4,12 V. Para facilitar levantei o esquema geral:

Esquema da lanterna
Vemos aí que um dos terminais da bateria vai direto na rede elétrica, sem isolação. O capacitor de poliéster limita a corrente para a carga da bateria e tem também os diodos para uma retificação em meia-onda. A “lanterna” propriamente dita fica a cargo de um único LED branco. Já a parte do pisca-pisca conta com 3 LED’s com circuito interno e piscam em azul, vermelho e verde. O resistor de 10 Ohms limita a corrente dos LED’s tanto na função lanterna quanto no pisca-pisca. Pra completar há um LED verde pra indicar a carga da bateria quando conectada a tomada.

A montagem é precária e fico imaginando a linha de montagem disso lá na China. Deve ser uma aventura para o testador (deve haver um) que tem que ligá-las a tomada. Um fio errado na montagem deve causar um belo incêndio ou explosão. Curioso que o fabricante teve a cara de pau de colocar na embalagem o aviso de que a lanterna segue todas as normas da união européia.

Dentro das normas

4 comentários:

  1. Assustador !!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já desmontei uma lanterna dessas, como não tinha nenhum dado sobre a bateria, nem arrisquei usar em outra coisa, joguei fora!

    Blog o Sistema Caiu

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo!
    Não vou nem perguntar se o capacitor é X2...

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei uma simular, de dez leds. O esquema é parecido com o que você postou, só que ao invés de 1 são dez. Desmontei a minha depois que ela passou a não recarregar mais (teve só uma três cargas antes). Simplesmente parou de carregar. Quando abri fiquei assustado com a bagunça de fios e componentes. Fiz testes com o multímetro, mas não achei o defeito. Acho que a bateria pifou e pronto! Consegui acender o conjunto de leds com ama bateria de 9V já gasta. Dá pra aproveitar os leds para uma lanterna normal, à pilha...

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...