Amplificador reciclado para fones de ouvido

A Séfora me pediu pra pensar num “projeto” que vai precisar de um pequeno amplificador de áudio e como não quero (e nem compensa) sentar na frente do PC pra desenhar e confeccionar uma placa, montar e testar resolvi reaproveitar de algum equipamento. Como candidatos surgiram um par de caixas amplificadas de PC (com o TBA820) e uma placa de áudio do Game Gear. As caixas são do meu irmão e a placa do Game Gear é melhor guardar pra consertar algum console que venha a aparecer. Por falta de opção resolvi apelar para o drive de DVD abaixo:

DVD-ROM Creative
Trata-se de um leitor de DVD-ROM da Creative fabricado em 2001. Ele já não lia nada e como o PC reconhece o drive parece ser um problema na parte óptica (ele também abria a gaveta e rodava o disco). Além da mania de desmontar todos os aparelhos eletrônicos que vejo pela frente tenho uma outra mania que é a de anotar os códigos dos componentes mais “interessantes” dos aparelhos. Também tomo notas sobre alguma informação que possa ser útil no futuro. No caso desse drive o componente interessante está marcado na área em vermelho da foto:

Placa do DVD
Trata-se de um CI APA2308 da Anpec que segundo minhas anotações além de amplificador para fones também pode fornecer por volta de 250mW de potência em 8 Ohms. Vários drives de CD-ROM e DVD-ROM antigos possuem uma saída de fones no painel frontal (que ninguém usa) e é uma ótima forma de se conseguir um amplificador. A grande vantagem é que já vem com o potenciômetro e a saída para fones montadas na mesma placa:

Placa amplificador lado de cima
Basta dar uma olhada no código do CI, que normalmente é de 8 pinos, e depois procurar pelo datasheet. A partir do esquema básico do manual já dá pra encontrar os pontos de alimentação, terra e as duas entradas. Alguns CI’s podem ter um sinal extra para mute ou shutdown. No meu caso encontrei as trilhas necessárias e demarquei uma área para cortar e ficar só com o que interessa:
Placa do Amplificador lado SMD
Depois de cortado soldei os pinos para sinal e alimentação. A placa pode ser vista abaixo, onde se nota dois resistores extras (de 4k7) que formam um divisor de tensão para a tensão de referência (Vcc/2) para os amplificadores. No original essa tensão também vinha da placa principal.
Amplificador para fones
Para testar liguei um fone na saída e alimentei o circuito com 5V. Como sinal usei meu dedo na entrada e ouvi o ronco de 60 Hz nos fones. Dependendo da aplicação pode ser necessário modificar os valores dos resistores que determinam o ganho do amplificador.

Amplificador para fones
E pra terminar uma foto da placa principal do drive. Na maioria dos casos dá até pra retirar a parte do amplificador de fones e o drive continuar funcionando sem problemas.

Placa do DVD

3 comentários:

  1. Já que to danod uma voltinha no seu blog queria saber se c tem algum pojeto de amplificador com o TDA 2002, eu já rodei a net toda e não achei nada, e outra pergunta tenho muitos drive de cr-rom aqui e queria saber se é padrão esse ci de 8 pinos pois notei que so tem de 6 pinos e tá escrito 555 que pelo que eu acho que é um chip de disparo usado pra temporizar, mas ele é bem menor do que o proprio 555 maior, esse 555 que eu to falando é do tamanho do seu ci da foto. se iver um projeo me da um toque armacaseira@gmail.com. Te mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Acompanho sempre seu blog, muito bacana. Gosto sempre de reaproveitar peças como você faz. Estou com vários CDs Roms de PC e alguns DVD,s Rom também. O que posso fazer com eles? Gostaria de transformá-los em outra coisa ou reaproveitar. Há como montar um DVD player com o leitor de DVD? Se tiver algum projeto e puder me passar agradeceria muito.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!