Por dentro de alguns cartuchos de Mega Drive

Semana passada comprei um lote de cartuchos antigos de Mega Drive e resolvi dar uma olhada no que tem dentro. Seguem as fotos:

Cartucho Bonkers (sem marca) e Street Fighter II Special Champion Edition (Sega – Americano):

Cartucho Bonkers (sem marca) e Street Fighter II Special Champion Edition (Sega – Americano)Como eu já esperava o cartucho sem marca tem só um chip bolha na placa. Já o Street Fighter possui dois chips da Hitachi (HN62428P e HN62411P). O HN6248P eu sei que é uma ROM, já o outro não faço idéia do que seja. Tem também um 74HC139 na placa.

Cartuchos James Pond e Sonic da Tec Toy:

Cartuchos James Pond e Sonic da Tec ToyUsam placas iguais, mas só o Sonic tem a marcação da Sega e o código MPR-13913. No chip do James Pond está escrito: “JAM 03” e “Electronic Arts 91”.

Cartuchos Paperboy (Sega Genesis Americano) e Bart Vs the Space Mutants (Sem marca):
Cartuchos Paperboy (Sega Genesis Americano) e Bart Vs the Space Mutants (Sem marca)

O Paperboy traz um chip Sega MPR-14517 numa placa parecida com a usada pela Tec Toy. Já o dos Simpsons é o mais legal. São duas EPROM’s 27C020 (256KB cada) de 150 ns da Texas. Um ótimo candidato para testes, hehe...

Encontrei estes cartuchos num sebo e como comprei também muitas revistas de eletrônica o dono acabou me dando um desconto maior que o valor dos cartuchos. Saíram de graça.

3 comentários:

  1. Sei que esse post é um pouco antigo, mas eu queria saber (poder me responder, é claro!) O que é esse "chip bolha"? Do que é feito? O que tem dentro? Como extrair informações dele?... resumindo, tudo sobre ele!!!!
    Desculpa a inconveniência, mas preciso dessas informações!!!
    VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o mesmo que tem dentro daquela janelinha da eprom (aquele chip que tem uma espécie de "vidro" em cima... as vezes descrita como de cristal ou quartzo)... em enfim, dentro do chip bolha tem uma pastilha de silício (o mesmo que tem dentro de todos os chips) ou seja é um chip com casca inferior... Já vi modelos que tinham uma capa plástica removível e se removida a pastilha ficava exposta.

      Excluir
  2. Se eu nao me engano cartuchos com chip bolha param de funcionar durante um tempo.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!