Dando uma olhada no kit M9328MX21ADSE da Freescale

Bom. Estou começando um projeto aqui e recebi este kit de desenvolvimento para os primeiros testes de software. Como todo evaluation board este serve para poupar trabalho testando alguns conceitos e desenvolvendo o software sem precisar mandar fazer uma placa protótipo.

Antes do kit chegar eu procurei na rede pra ver a “cara” do kit mas não achei muita coisa. Claro que tem o site da freescale com toda a documentação e softwares disponíveis para download. Mas faltava uma foto do kit. Eu não sei se isso é normal, mas gosto de ver as fotos de equipamentos eletrônicos por dentro.

A documentaçãoEntão... Como ninguém colocou as fotos e nem disse como é fuçar nele resolvi postar as minhas impressões.

Começo pela quantidade de itens que vem no kit. Da listagem oficial (packing list) de 25 itens só não veio o stylus pack (Palm M125/M130). Estou usando o touch screen sem essas canetas, como será visto mais pra frente. Tirei fotos dos itens mais importantes e comento a seguir.

A documentação (foto ao lado): 3 CD´s, starter guide, packing list, garantia, etc...

Os CD´s são os seguintes:
1. i.MX21 Techinical Documentation & Software Utility
2. Linux Board Support Package
3. Platform creator suite for Linux OS

A placa suporta Windows CE também, embora os demos que vieram gravados sejam apenas em Linux.

A placa principal é bem grandinha e tem uma outra placa aparafusada em cima:
A placa principalDetalhe da placa do processador. O processador é um MC9328MX21 ARM9 rodando a 266 MHz. As memórias são duas HYB25L256160AF (RAM) da Infineon e duas S29WS128N (Flash) da Spansion. Uma terceira placa bem menor vai encaixada num soquete na CPU. É uma memória NAND Flash K9F1208ROB da Samsung. Os esquemas das placas podem ser baixados no site da Freescale.
Placa do processadorAgora, em detalhe, a parte de rede da placa. Estranhei ver um CS8900A aí. É um chip datado e com taxa de 10 Mbps. A Freescale poderia ter colocado um chip melhorzinho.

CS8900ADetalhe do CI de som. É um WM8731S Wolfson e tem entrada de microfone e linha além da saída pra fones. E por falar em fones vem um junto com o kit.

Codec de audioO display de 3.5” (320x240) com touch screen:

Módulo LCDO teclado com 36 teclas. A marcação das funções é bem pequena e fica difícil usar alguns demos com o teclado.
O teclado A interface PCMCIA:

Placa PCMCIAA placa de vídeo vem com um conector para vídeo composto e outro SVHS. Existe a marcação para um conector VGA de 15 pinos que não foi montado. O chip é um FS453LF da Focus.
Adaptador de vídeoO módulo da câmera de vídeo:

Módulo da Camera
O kit é muito bom e vem com vários demos já gravados. Como ficaria muito grande a descrição eu fiz o vídeo abaixo demonstrando a placa. Sei que está grande e chato, mas é meu primeiro vídeo no Youtube. Com o tempo eu melhoro...

2 comentários:

  1. Cara onde eu compro um desses ai do seu post ?
    me retorna no e-mail e msn puffy.a@hotmail.com

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!